*
Docência do Ensino Superior |
60h |
O Ensino Superior no Brasil. A Universidade na Sociedade. Legislação da Educação Superior. A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas. A Didática: definição e importância no ensino superior. Planejamento do ensino. Elaboração de planos de Ensino e Prática Docente. Avaliação Educacional. Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino. Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
*
Educação Física: Conteúdos e Métodos |
60h |
Escola e Educação Física; Objetivos, Conteúdo e Método de Ensino; PCNS e a História da Educação Física na Escola Brasileira; Educação Física Segundo os PCNS. |
*
Práticas Pedagógicas da Educação Física |
60h |
Educação Física Escolar; As Diretrizes para o Processo Ensino - Aprendizagem da Educação Física; Educação Física: Significados e Orientações Metodológicas; Orientações e Concepções Didáticas para a Educação Física; A Avaliação e a Educação Física; Conteúdos Curriculares da Educação Física.
|
*
Desenvolvimento Motor e Aprendizagem Motora |
60h |
A Psicomotricidade (Psicomotricidade e Função Simbólica; A História da Psicomotricidade no Brasil; A Psicomotricidade na Pré-Escola); Elementos Básicos da Psicomotricidade (A Lateralidade; A Dominância Lateral; A Psicomotricidade em Relação aos Pais; A Relação entre Professor e Aluno); A Atuação Docente (A Contribuição da Práxis Docente para O Desenvolvimento do Educando; As Atividades em Psicomotricidade; A Importância da Recreação; A Psicomotricidade e o Lúdico). |
*
Teoria do Lazer - Lazer e Atividade de Recreação |
60h |
A Contribuição dos Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças, Jovens e Adultos; O Professor/Profissional em Relação aos Jogos e Dinâmicas; A Relação entre o Professor e os Alunos; As Atividades, Jogos e sua Importância; A Recreação; Dinâmicas de Grupo; Dinâmicas de Grupo na Prática. |
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|